O TV DE RUA é projeto de formação em audiovisual, com vistas nas suas múltiplas possibilidades, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto no desenvolvimento das ferramentas criativas que a linguagem abrange. Entre novembro de 2022 e maio de 2023, vinte e cinco jovens e adolescentes do distrito de Anil (Meruoca/Ce) participaram de atividades formativas em áreas como Fotografia, Roteiro, Sonorização, Direção, LIBRAS, Produção e Finalização, dentre outros, ampliando os horizontes desta turma maravilhosa que tem muito a oferecer, pelo seu talento e dedicação às atividades.
A importância do TV DE RUA vai além da formação audiovisual. Ele fortalece a autoestima, desenvolve habilidades de trabalho em equipe, desperta as potencialidade técnicas e artísticas da juventude e abre portas para o mercado de trabalho vinculado à economia criativa, cada vez mais aquecido.
O projeto TV DE RUA buscou, ainda, estimular a conscientização social e a reflexão acerca do próprio território, mapeando e registrando narrativas que dialogam com a própria comunidade. crítica por meio do cinema. Desta forma, nas atividades práticas, os participantes foram incentivados a abordar questões relevantes para o distrito de Anil e município de Meruoca e foram realizadas sete obras audiovisuais que enfocaram temas bastante pertinentes para a cultura e memória locais.
Para a coordenadora do Projeto, Naiana Machado, o TV de Rua, mais uma vez, cumpre sua importante função social. “Foi um grande desafio e responsabilidade estar a frente de mais uma edição do TV de Rua, um projeto exitoso no Sítio Santo Elias e na sede de Meruoca. Mas os jovens e adolescentes de Anil foram muito comprometidos com o projeto e isso nos proporcionou ter realizado mais uma edição com muito sucesso. Estou muito feliz com o resultado”, ressalta, Naiana. A coordenadora enfatiza que no segundo semestre de 2023, haverá mais uma etapa do projeto. “Estamos estudando o próximo local a receber o TV de Rua, para mais uma jornada. Temos alguns distritos em vista e vamos decidir o mais breve possível”, finaliza.
A diretora executiva do TV de Rua, Raylane Neres, resume o sentimento de gratidão das pessoas que estão à frente da iniciativa. “Gostaria de agradecer a toda a turma de Anil, até mesmo a pessoas de outros distritos que se deslocavam pra lá, pra assistir as aulas. Agradecer a todos os professores, à coordenação, à paróquia de Meruoca, pela parceria do espaço da capela. E a todas as pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas com o projeto. Cada um e cada uma, faz parte deste sucesso”, finaliza.
O TV DE RUA é uma realização da Sociedade Coração de Maria com apoio cultural do Governo do Estado do Ceará- Secretaria da Cultura, por meio do programa Escolas Livres da Cultura.