SEGUNDO O DIRETOR DE FOTOGRAFIA, OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DEVEM TER A CONVICÇÃO DE QUE SEU TRABALHO É CONTAR DE HISTÓRIAS VISUAIS PARA A TELA

 

Nos últimos fins de semana o projeto TV DE RUA, que acontece no Distrito de Anil (Meruoca/Ce) contou com a participação do experiente fotógrafo de cinema Ronaldo Roges Ribeiro de Siqueira, que assina a direção de fotografia de diversos curtas e longas-metragens premiados, como ‘Memórias do Drama’, ‘Arte na palha’ e ‘Memórias de fé’.

   O forquilhense ministrou uma aula bastante aprofundada sobre as sutilezas da fotografia para a sétima arte. Com atividades teóricas e práticas, os estudantes experimentaram a arte de contar uma história através do olhar.

   Bem mais do que conhecer as ferramentas tecnológicas, a aula mergulhou no universo da criatividade, demonstrando as infinitas possibilidades de uma mesma cena poder ser ressignificada de acordo com enquadramento, luz ou quaisquer efeitos que servem exclusivamente para ajudar o artista a expressar seus anseios.

   “Como um pintor que decide sua paleta de cores, nossa tinta é a luz e cabe a nós decidir aquilo que queremos dizer. Se soubermos onde queremos ir, as ferramentas nos auxiliam. Se não tivermos noção da história que queremos contar, pouco adianta a melhor câmera do mundo. É isso que tento deixar bastante claro nas minhas aulas”, avalia Ronaldo.

   O projeto TV DE RUA é uma realização da Sociedade Coração de Maria, com o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura, por meio do programa Escolas Livres da Cultura.

  Nas próximas etapas, os participantes terão aula de produção, roteiro, direção e montagem, LIBRAS e muito mais.


Galeria